Professorando

Chegar à sala de aula e assumir o papel de professor está sendo uma experiência enriquecedora. Algo que não é novo pra mim, mas que adotou uma representação diferente ao ter contato com novos conhecimentos adquiridos ao longo das disciplinas do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Os olhares, o afeto, as dúvidas, e até a insegurança que observo no momento de tomar alguma decisão, me lembram muito do tempo quando eu estava do outro lado da sala, no ensino médio.

As atividades que realizo junto aos estudantes do 2° Ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do IFPA Campus Breves, fazem parte do meu projeto de pesquisa. A proposta é realizar uma prática educativa que dê condições a eles de se apropriarem das linguagens midiáticas e terem maior autonomia e motivação para reverberarem as suas vozes por meio das mídias alternativas.

A tarefa não está sendo fácil, e nem imaginei que seria. Além de paralelamente estar em processo de aprendizagem no campo da Educomunicação, existem diversas mediações particulares, institucionais, sociais e culturais que influenciam diretamente os resultados que estão sendo obtidos. Primeiramente, é importante considerar que os alunos já lidam com essas linguagens a partir do uso de diferentes plataformas digitais, em especial, as redes sociais online. Apesar disso, o domínio da compreensão crítica sobre os meios e suas mensagens, bem como os conhecimentos técnicos da produção de conteúdos, ainda necessita ser aprimorado, um processo que irá perdurar por toda a vida, dadas as constantes mudanças ocorridas na dinâmica social e tecnológica.

A cada encontro em sala de aula, me sinto mais tranquilo em estar ali na frente, compartilhando alguns saberes sobre Comunicação. Acredito que o contato ao longo do tempo vai criando um laço que, dependendo das bases em que é estruturado, pode contribuir diretamente no processo de ensino-aprendizagem. É interessante perceber que o comportamento que eles apresentam fala muito sobre as mediações ali presentes. Cansaço, dispersão e agitação demonstram os efeitos causados por um ritmo intenso de atividades que se distribuem em dois turnos diariamente. E eu sou consciente que a proposta que apresento é mais uma responsabilidade que recai sobre eles, mesmo com a prática educativa integrando a avaliação das duas disciplinas envolvidas: Sociologia e Webdesign.

Não falta muito para concluirmos a intervenção, e a ação é no plural mesmo, porque se propõe à participação ativa dos estudantes em todas as fases do processo educativo. Uma caminhada que já me faz sentir saudade e que me enche de esperança por saber o quanto ela poderá contribuir com futuras práticas educomunicativas, proporcionando a diversos jovens a oportunidade de desenvolverem capacidades comunicativas e de garantirem o direito à comunicação e expressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *